O governador Pedro Taques, inspecionou, hoje, as obras do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Serviço de Prevenção‚ Salvamento e Combate a Incêndios em Aeródromos Civis (SESCINC), que estão sendo feitas no aeroporto regional Adolino Bedin, com recursos do governo de Mato Grosso. “Esta estrutura será melhor do que a que temos hoje em Cuiabá. Confesso que fiquei surpreso com o andamento desta obra e pretendemos levar este modelo para outros municípios. Para isso, o prefeito Ari Lafin já colocou a nossa disposição o projeto arquitetônico, para que possa ser usado em outras localidades. A construção dessa base reafirma o compromisso do Governo do Estado com a melhoria do sistema de segurança pública de Mato Grosso”, afirmou o governador.
Sorriso será o primeiro município a ter uma base descentralizada do Ciopaer no Estado, vai atender 28 cidades do Médio-Norte e Nortão. Terá um helicóptero para o Ciopaer e dois aviões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros. Além do hangar, local estão sendo feitos alojamentos, salas de operações, sala de reuniões, refeitório, sala rádio e demais dependências.
O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, disse que a chegada do Ciopaer ao norte de Mato Grosso será um marco de qualidade, tanto nos serviços preventivos quanto na repressão à criminalidade, beneficiando vários municípios. “Este será um importante apoio operacional no enfrentamento à criminalidade. Este hangar também servirá de ponto de apoio para outras instituições que operam aeronaves, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”, explicou, através da assessoria.
O prefeito Ari Lafin apontou que a base dará reflexo não apenas Sorriso, mas em toda a região. Os aviões atenderão todos os municípios vizinhos no que tange o policiamento, salvamento, resgate e o patrulhamento preventivo. Aqui será somente a base do Ciopaer, mas todo ganharão com esta obra”.
A unidade deve ficar pronta no segundo semestre. A assessoria não informou o valor investido.