PUBLICIDADE

Sorriso: sistema online reduz filas e agiliza atendimento na Saúde

PUBLICIDADE

A Central de Regulação do Município de Sorriso, que funciona por meio de um sistema de informações online, o Sisreg, tem se destacado pela eficiência. A prefeitura, pioneira na implantação deste sistema em Mato Grosso, adquiriu mais agilidade para o atendimento nas unidades de Atenção Básica de Saúde (PSFs e CREM) da cidade.

Disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento e operação das Centrais de Regulação, o programa (software) que funciona através de navegadores instalados em computadores conectados à Internet, está instalado em todas as unidades de Saúde do município. Os agendamentos de consultas e exames são feitos pelo sistema online. "O paciente não precisa mais chegar de madrugada ao posto para marcar a consulta, não existe mais aglomeração de pessoas e enormes filas", explica a coordenadora da Central de Regulação, Letícia Samuelsson. De acordo com ela, quando o paciente sai do consultório médico ele já agenda os exames de laboratório na recepção do PSF.

Outra vantagem é o controle de todas as ações do setor de Saúde do município que o sistema possibilita. "Através do administrador é possível saber exatamente quantos atendimentos são feitos por unidade e por profissional e quais os procedimentos foram realizados no dia", explica Letícia. Dessa forma há um controle de assiduidade de profissionais da área. "Hoje é muito difícil termos faltas de profissionais sem justificativas", observa.

Com esse controle, a Secretaria Municipal de Saúde também tem a segurança de fazer os pagamentos dos procedimentos realizados pela rede particular. "Não tem como divergir do sistema, cada exame, cada consulta fica registrada. Assim podemos conferir o que foi feito pelo laboratório, hospital ou clínica particular, antes isso não era possível, o que a instituição particular apresentava tínhamos que pagar", observa a coordenadora.

O município de Sorriso realiza cerca de nove mil consultas por mês pelo SUS. São 17 PSFs e mais três unidades de saúde, além do Centro de Referência de Especialidades Médicas (CREM), que fazem parte da rede de Atenção Básica. Também há o atendimento através de convênios com hospital, laboratórios e clínicas particulares.

Para fazer a adesão ao programa Sisreg do Governo Federal é necessário que as prefeituras equipem suas unidades de saúde com os equipamentos de informática e possibilite acesso à internet a todas elas. O Ministério da Saúde fornece o programa e capacita os profissionais. "Quando aderimos a esse sistema, tínhamos o objetivo de humanizar o atendimento na Saúde. Hoje constatamos que valeu à pena, foi um investimento certeiro", salientou o prefeito Chicão Bedin. Além de Sorriso, apenas Primavera do Leste e Sinop implantaram o Sisreg no sistema de regulação da Saúde em Mato Grosso.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE