A 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde perderá 2.808 eleitores com a transferência de jurisdição de Ipiranga do Norte para a comarca de Sorriso. A alteração foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral, ontem.
Além do Ipiranga, eleitores de quatro municípios de Mato Grosso terão os títulos reimpressos devido a transferência de suas jurisdições para zonas eleitorais mais próximas. Curvelândia passa para a 18ª zona eleitoral de Mirassol D´Oeste, e Jauru e Figueirópolis D´Oeste para a 41ª zona eleitoral de Araputanga. A medida atingirá 17.635 eleitores.
De acordo com o presidente do TRE, desembargador José Silvério Gomes que foi o relator do processo, a decisão de transferir os municípios irá oferecer mais comodidade ao eleitor, pois facilitará o acesso à sede das zonas eleitorais devido a proximidade geográfica das localidades.
Ao considerar os aspectos geográficos o desembargador avaliou que a consequência imediata para o eleitor com a redução das distâncias será principalmente econômica. Outro aspecto considerado segundo o presidente é de adequação jurisdicional das zonas eleitorais com as comarcas do Tribunal de Justiça.
A 43ª zona eleitoral com sede em Sorriso, além do município de Nova Ubiratã agregará Ipiranga do Norte.