A administração municipal deve investir mais de R$ 2 milhões nas obras que preveem a construção de 20 salas de aula na Escola Francisco Donizetti de Lima, Centro Municipal de Educação Infantil de Sorriso (Cemeis) Sonho Encantado, Escola Leonel de Moura Brizola, Cemeis Caminhos do Saber e Escola Vila Bela, sendo quatro salas em cada uma delas. Atualmente, mais de 14,5 mil alunos compõem a rede municipal de educação e há fila de espera para educação infantil. Atualmente, 1.464 crianças aguardando uma vaga, destas, 711 foram cadastradas a partir de janeiro deste ano.
“Observamos que estas buscas por vaga ocorrem em áreas que já contam com escolas, então, optamos por aumentar o número de vagas nestas unidades em vez de construir novas unidades em outros locais”, explicou a secretária de Educação, Lúcia Korbes Drechsler.
Segundo o prefeito Ari Lafin, este processo está na fase de licitação. “Vamos somar esforços entre as secretarias para de maneira integrada, otimizar todas as fases e poder concluir estas salas de aula de maneira ágil, podendo assim oferecer mais conforto aos nossos alunos e também estender o benefício da vaga em uma escola perto de casa para mais crianças”.
Outra unidade que contará com ampliação do número de vagas é o Cemeis Espaço Criança, no Distrito de Boa Esperança. Com o investimento de R$ 595,7 mil, serão construídas quatro salas de aula, um banheiro fraldário, outro infantil e uma área de recreação, totalizando 339,72 m². Com isso, o local aumentará o número de vagas em 70%.
Além do investimento na construção de mais salas, a administração também informou que tem feito gestão entre os prédios públicos para suprir esta demanda.
“Um exemplo foi a destinação do prédio que abriga o Centro de Reabilitação Renascer para a Escola Aureliano Pereira da Silva. O Renascer será transferido para um prédio que foi alugado na Avenida Tancredo Neves”, informou Lafin, por meio da assessoria.
(Atualizada às 15h36)