A Prefeitura de Sorriso enviou, ontem à tarde, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano exercício 2011. O município de Sorriso apresenta uma previsão orçamentária de R$ 141,7 milhões, entre arrecadação e despesas para o Poder Executivo e Legislativo. Deste montante, R$ 8,2 milhões serão destinados para a Previdência Social de Sorriso (Previso), que atender aos servidores públicos municipais, tanto do Executivo quanto do Legislativo. O projeto deve ser apreciado pelos vereadores na próxima sessão ordinária, a ser definida pela Mesa Diretora, já que na segunda-feira (15) será feriado nacional.
Segundo informações da assessoria de imprensa, na mensagem do Executivo, a administração justifica também a manutenção de um limite mínimo de autorização para abertura de créditos adicionais sem a necessidade de aprovação dos vereadores. Um quadro demonstrativo aponta que historicamente, a prefeitura de Sorriso sempre trabalho com uma margem média de 15% de ajustamento do Orçamento via autorização para abertura de créditos adicionais.
No ano passado, os vereadores entenderam que o prefeito Chicão Bedin (PMDB) só poderia trabalhar com 8% de autorização prévia da Casa para remanejamentos no Orçamento deste ano. Isso obrigou, segundo o documento, um engessamento orçamentário nas contas da prefeitura. O prefeito tenta sensibilizar os vereadores (oito da oposição e dois da situação) a rever esta margem, para que ela retorne para os 15% praticados anteriormente.