A Secretaria Municipal de Ação Social juntamente com a Caixa Econômica Federal realizam, nesta 6ª feira, a cerimônia de entrega de 167 casas no residencial Nova Aliança para as famílias contempladas que fazem parte do programa “Minha Casa, Meu Sorriso” da prefeitura e que pretende construir 1000 residências até 2012, com participação dos Governos Federal e Estadual, através de programas habitacionais.
O coordenador do departamento de Engenharia, Emiliano Preima, disse que as casas já estão prontas para serem entregues, com infra-estrutura completa. “Nós terminamos nesta semana a colocação da rede de energia e a rede de água também já esta lá. Assim que receber as chaves da casa, os proprietários só precisaram pedir a ligação.e já podem se mudar.”
Segundo o coordenador, o projeto teve inicio na gestão passada. “Essas casas deveriam ter sido entregues ainda em 2008, no entanto não foram. Depois que assumimos a gestão, tivemos conhecimento em que pé estava a situação e reiniciamos as obras no fim de março de 2009. Nossa meta era entregar essas 167 casas em um ano, mas tivemos alguns contratempos com a chuva e alguns problemas com a Caixa em termos de fiscalização da obra. Mas em tempo estamos realizando a entrega.”
Os beneficiados que estarão recebendo estas casas foram contemplados ainda em 2007. “A atual administração respeitou e manteve os mesmos contemplados, até porque, esta era uma determinação da Caixa, que vem acompanhando este procedimento desde a administração passada”, explicou Emiliano.
Assim que receberem as chaves de suas casas, os proprietários também assinarão a documentação de posse, onde também constam as normas a serem cumpridas por cada um deles. “As casas não poderão ser vendidas, nem alugadas e também não poderão ser abandonadas por mais de 30 dias. Caso isso aconteça, a casa será devolvida para que a ação social repassada a outra família. Todos os contemplados já estão cientes dessas e de outras determinações do Governo Federal.”
No sábado, às 09:30h, os proprietários estarão reunidos novamente para cumprir uma determinação da Caixa Econômica. “A prefeitura vai disponibilizar mudas e cada proprietário deverá plantar duas árvores, uma no alinhamento da rua e outra dentro da sua propriedade. Essa é uma determinação do programa que foi feito para aquisição dessas casas que são totalmente gratuitas. Então todos deverão estar lá fazendo jus a sua nova propriedade”, finalizou o coordenador.