O secretário de Administração, Estevan Húngaro, disse, agora há pouco, ter encaminhado para análise dos vereadores um projeto de lei, que prevê a abertura de um teste seletivo para contratação de servidores temporários. Caso aprovado, serão abertas 190 vagas para várias áreas. No entanto, a principal carência é para educação e fiscais de tributos e meio ambiente. “A finalidade principal desse projeto é economizar o dinheiro público. Já temos várias pessoas trabalhando para o município, através de contratos com cooperativas. Com o seletivo, o município passa a contratar diretamente e pode ter uma economia de 20%, um impacto de aproximadamente R$ 1 milhão, caso seja contratado o número total de servidores”.
O secretário ressaltou que o seletivo faz parte de um planejamento da prefeitura para contratação de profissionais conforme a necessidade. “Durante o ano, temos uma grande demanda de contratações, principalmente na área da educação. Vamos ter a inauguração de escolas e ampliações de Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Então, eu poderia fazer um teste seletivo só e já ficaria planejado para contratar essas pessoas conforme a necessidade do município. Não vamos contratar todos os 190 de uma só vez”.
Em relação a aprovação do projeto, Estevam disse que já está conversando com os vereadores e inicialmente não teve oposição. Porém, pretende ir até a câmara esclarecer possíveis dúvidas e deixar claro que não vai trazer grande impacto na folha de pagamento. Mostrar que o teste seletivo também é importante para não ter ingerência nas contratações. Não tem como escolher, as pessoas vão ocupar as vagas por mérito”.
O projeto já foi encaminhado ao legislativo, mas ainda não foi definida a data que será votado.