Prefeitos e secretários das 13 cidades do Nortão integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa), se reuniram, hoje, para tratar das questões como o plano de resíduos sólidos, descentralização das licenças ambientais e desenvolvimento regional. O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Sá, também participou, bem como o secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional, Renaldo Loffi. Eles debatem os encaminhamentos e concessões de licenças ambientais e resíduos sólidos para empresas de pequeno e médio impactos, que passaram a ser emitidas por 11 municípios mato-grossenses, como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta. A mudança passou a trazer mais agilidade na abertura de novas empresas. As emissões, por parte da SEMA (Secretaria Estadual de Meio ambiente) estavam demorando muito.
Quanto à produção organizada de hortifrutigranjeiros, cada um dos 13 municípios do Cidesa fará um levantamento e entregará os dados até o final do próximo mês quando os secretários municipais de Agricultura se reúnem para elaborar o plano de ação para organizar um centro regional de distribuição de produtos.
Foi proposta a criação de uma comissão de regularização fundiária com a intenção de resolver os problemas de assentamento que alguns municípios enfrentam e vai ser agendada reunião com o governo estadual.
O presidente do consórcio e prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, a pauta extensa da reunião, com a participação de técnicos especialistas em cada assunto, serve para ajudar os líderes nas funções de articular, provocar e viabilizar ações positivas para todos os envolvidos. Entre essas ações, Pivetta destacou a intenção de os municípios criarem um centro de acolhida e tratamento para jovens usuários de drogas. “A estrutura já existe em Lucas e amanhã teremos uma reunião para tratar deste assunto na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos”, adiantou.
Os debates também ocorreram com o presidente da Comissão de Municipalização do Licenciamento Ambiental, Lorival Alves Vasconcelos, e a coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos, Solange Fátima de Oliveira Cruz e secretários municipais.
Fazem parte do consórcio Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul. Juntos somam aproximadamente 330 mil habitantes
(Atualizada às 19:11h)