O prefeito Ari Lafin prevê que o Centro de Homodiálise de Sorriso, inaugurado mês passado, inicie os atendimentos dentro de três meses, tendo em vista que o processo licitatório para contratar a empresa que vai fazer a gestão do centro segue em andamento. O prazo para entrega de propostas das empresas acaba no próximo dia 30. “Em 90 dias se vencermos todos os tramites burocráticos e legais estaremos atendendo nossos pacientes”, disse, ao Só Notícias.
Ari se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, semana passada, e projeta conseguir recursos para auxiliar na manutenção do centro. “Nesse primeiro momento, o custo será subsidiado pelo município, mas é um serviço que com o tempo a gente quer o apoio do Estado para credenciamento junto ao governo Federal”, expôs.
O prefeito esclareceu ainda que, inicialmente, Figueiredo o orientou a preparar uma proposta em termos de valores para apresentar ao governador Mauro Mendes e disponibilizou uma equipe técnica da secretaria de Estado de Saúde para auxiliar a secretaria de Sorriso no processo.
A intenção da prefeitura é que o Centro de Hemodiálise atenda pacientes de Sorriso e cidades da região que não dispõem do serviço. No entanto, Ari relatou que será necessário passar por etapas burocráticas primeiro. “Vamos começar as tratativas legais agora, porque a principio é de Sorriso, mas a partir do momento que tiver a parceria de outros municípios, isso tudo pactuado e autorizado de forma legislativa e com a parceria do governo do Estado, o nosso interesse é atender outros municípios como Nova Mutum e lucas que estão indo a Sinop”, completou.