O prefeito Ari Lafin esteve em reunião, esta manhã, com representantes do setor de empresas responsáveis pelo descarte de entulhos após o termo de ajuste de conduta firmado entre Sorriso e Ministério Público do Estado, para definir novo local da destinação dos resíduos sólidos de construção civil. O município tem prazo de 6 meses para definir um local, mas o credenciamento deve ser antecipado. “Um problema se alastra há 40 anos e que pela SEMA todos os prazos já foram ultrapassados, Ministério Público também pactuado, dia 22 começa o setor de entulho a não mais levar seus materiais”, detalhou.
“Aos que trabalham lá de maneira insalubre no meio da fumaça, moscas, nós não podemos mais aceitar isso, então eles já foram chamados através do secretário Denardi, que estará assumindo a secretaria Meio Ambiente para um diálogo, estamos oferecendo oportunidade de trabalho através das nossas terceirizadas, inclusive uma proposta que eles assumam e montem uma associação dos reciclados que a gente já recolhe no nosso município”, acrescentou.
“Aos disk entulhos, deixamos bem claro aqui hoje que tudo que estiver ao nosso alcance para apoiá-los, na questão das dúvidas que eles têm, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, inclusive Claudio esteve aqui, nós estamos aqui para ampará-los”, explicou o prefeito.
Ainda segundo Ari Lafin, a administração pública detalhou sobre a reunião e afirmou que será promovido mais encontros para debater a destinação correta dos resíduos. “buscando e fazendo com que o setor entenda e obviamente eles vão conversar com seus clientes também. Agora nós vamos começar reuniões com os construtores, vamos chamar o setor das máquinas agrícolas, mecânicas, todos os setores do comércio, com apoio da Aces e CDL e discutir esse destino, precisamos dar destino a todo esse lixo que estamos fabricando, é a capital do agronegócio, tem que ser reconhecida pela sua responsabilidade ambiental. O homem do campo já dá esse modelo para nós, toda embalagem, há anos já é separada pela Cearpa e o agricultor já é um modelo e nós precisamos fazer esse modelo na área urbana também.”
Conforme Só Notícias já informou, o juiz Anderson Candiotto julgou, na segunda-feira (11), uma ação referente a um Termo de Ajuste de Conduta firmado entre o município de Sorriso e o Ministério Público do Estado. Ficou definido que a prefeitura tem até 30 de junho de 2024 para definir um novo local para destinação dos resíduos sólidos de construção civil. O termo foi firmado em 2013, para cumprimento de Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.