A prefeitura informou que deve ser concluído ainda no primeiro trimestre do ano o processo de revitalização do Parque Ecológico Municipal Claudino Francio. O local, que agora abriga a sede da secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), vem passando por um processo de reforma desde o ano passado.
Além da atuação de equipes próprias da prefeitura, a ação é viabilizada por meio de parceria público-privada com duas empresas, por meio de compensações ambientais. Ao todo, o valor estimado que está sendo investido supera os R$ 3,5 milhões.
Entre as mudanças previstas, estão o cercamento do lago, a recuperação do asfalto da pista de caminhada, e o reforço na iluminação. O vice-prefeito, Gerson Bicego, detalhou que caso o cronograma siga a obra deve ser entregue até o periodo do carnaval.
“Vamos promover a arborização ao redor do lago com bananeiras, finalizar o calçamento, garantindo acessibilidade ao local, definir os pontos onde serão instaladas três obras de artes, estamos alinhando ações para a retirada de árvores que possam apresentar risco de queda, e, do mesmo, modo, vamos reforçar a iluminação”, destacou o gestor.
O local, antigo cartão postal da cidade, vai receber três esculturas do artista Willian Sangaléti, um dos contemplados com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), financiado por meio do Fundo Municipal de Cultura de Sorriso.