PUBLICIDADE

Sorriso: ministério recebe projeto de programa para inclusão digital

PUBLICIDADE

Durante sua viagem à Brasília, o vereador Gerson Francio – Jaburu (PSB) esteve visitando a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para buscar informações sobre o Programa Nacional de Inclusão Digital. Acompanhado do assessor parlamentar do deputado federal Valtenir Pereira (PSB/MT), Alexandre Albano, o parlamentar se reuniu com o diretor da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Digital, Roosevelt Tomé Silva Filho, com o intuito de buscar subsídios para a implantação de um Centro de Inclusão Digital em Sorriso.

De acordo com Roosevelt, o programa serve como instrumento de promoção da inclusão social, proporcionando à população menos favorecida o acesso às tecnologias de informação. "É uma forma de capacitar as comunidades mais carentes na prática das técnicas computacionais, voltadas tanto para o aperfeiçoamento da qualidade profissional quanto para a melhoria do ensino", explicou. O programa utiliza cobertura de acesso a internet via internet sem fio, permitindo o acesso amplo e gratuito a web. O programa prevê conexão para o governo municipal, instituições de ensino, pesquisa, bibliotecas e museus, telecentros, estabelecimentos de saúde e segurança pública.

Para o vereador, que quer a criação de uma Secretaria Municipal de Ciência de Tecnologia para Inclusão Social em Sorriso, o projeto é importante, pois visa também a modernização da administração pública. "Além de permitir a inclusão digital, este projeto dará condições para modernizarmos a administração pública por meio da interligação dos Postos de Saúde, escolas municipais e demais estruturas que envolvem o município", disse Jaburu. Roosevelt entregou ao parlamentar um documento de referência que explica passo-a-passo como as prefeituras devem proceder para a apresentação de projetos de inclusão digital e social.

O Programa de Inclusão Digital faz parte do grupo de programas temáticos da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, que engloba também Arranjo Produtivo Local, Centros e Museus de Ciência, Tecnologia e Inovação, Centro Vocacional Teconológico, Divulgação Científica e Tecnológica, Extensão Tecnológica e Segurança Alimentar e Nutricional.

Conforme Roosevelt, o objetivo da Secretaria é integrar todas as políticas públicas de inclusão social, criando a chamada ‘Convergência Social", que une todos os programas em um mesmo município. "A Convergência Social permite a democratização do acesso aos meios de informação e comunicação, gerando inclusão social e desenvolvimento econômico regional. Sorriso pode fazer parte desta convergência", garantiu.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senador de Mato Grosso defende reforma tributária com menos impostos

O senador Jayme Campos (União-MT), em pronunciamento hoje ressaltou...

Prefeitura vai construir mais uma UBS em bairro de Guarantã do Norte

A concorrência pública organizada pela prefeitura de Guarantã do...

Aprovado orçamento de Sinop para ano que vem de R$ 1,3 bilhão

A câmara aprovou, ontem, o projeto do orçamento do...
PUBLICIDADE