PUBLICIDADE

Sorriso e Lucas R. Verde saem na frente ao assumir gestão ambiental

PUBLICIDADE

Os municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Verde e Cuiabá foram os primeiros a assumir a gestão ambiental urbana. Esses municípios tem a competência para licenciar os empreendimentos e atividades urbanas de pequeno ou médio níveis de poluição e degradação ambiental, ficando responsáveis ainda pelo licenciamento de empreendimentos industriais, comerciais e de serviço. Essa medida, tomada por Estado e municípios, de acordo com a resolução do Conama – Conselho Nacional de Meio Ambiente, visa desafogar a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), responsável pela gestão ambiental urbana e rural de todo o Estado.

De acordo com a Sema, mais 65 cidades estão em processo de descentralização e a expectativa é que todos os 141 municípios mato-grossenses assumam a gestão ambiental urbana. Com essa medida, a gestão municipal também é beneficiada, pois recebe a taxa de licenciamento ambiental e passa a ter mais autonomia, podendo conciliar as licenças ambientais de acordo com seu plano diretor.

Em Sorriso, esse compromisso foi assumido em outubro. Para o licenciamento ambiental rural, uma equipe da Sema será vai trabalhar em Sorriso juntamente com um grupo local visando resolver processos que estão pendentes e serão avaliados impactos causados pelo empreendimento como seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes, resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, a exemplo de explosões e incêndios.

Em Lucas do Rio Verde, a gestão ambiental foi assumida no início de dezembro. Cerca de 700 empresas devem ser vistoriadas e regularizadas por meio do trabalho. Um termo de cooperação técnica foi firmado entre a Sema e prefeitura, atribuindo ao município a função de monitorar e emitir o licenciamento ambiental para os estabelecimentos, que até então era feito somente na regional de Sinop ou em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE