O prefeito de Sorriso, Chicão Bedin (PMDB), anunciou, no final da manhã, a doação da área no loteamento Rota do Sol para a construção do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A área foi doada diretamente pela empresa dona do imóvel, para a instituição federal, e com isso não precisará de projeto para passar pelo crivo dos vereadores. O evento contou com a presença do reitor da instituição, José Bispo Barbosa, que foi a Sorriso hoje para participar do ato de doação, além do proprietário do loteamento.
O reitor da IFMT assegurou que a área doada é apropriada para a instalação do campus na cidade. Barbosa assegurou que há outros institutos, em alguns municípios, que estão instalados longe dos centros das cidades e que isso não inviabiliza o campus em Sorriso. Segundo informações da assessoria da prefeitura de Sorriso, o prefeito e o reitor foram visitar a área onde será instalado o campus e ele aprovou o local. A área que terá 4,7 hectares está avaliado em R$ 3 milhões. A nova área, conforme explicações da assessoria, fica mais próximo da BR-163 e de vários bairros no entorno da região do São Domingos, além do Distrito Industrial do município.
O reitor não precisou quando a instituição começará a ser construída. Segundo ele, falta apenas o trâmite da documentação que passará a área para o IFMT. O prefeito estipulou que esta documentação seja feita até o final desta semana. Somente após este trâmite é que a instituição federal iniciará a formatação das licitações para a construção física do campus.
Imbróglio
A polêmica doação da área para a construção da IFMT está causando o confronto entre Executivo e Legislativo. Os vereadores querem que a prefeitura mantenha planejamento inicial de construir o instituto na Vila Romana e, por causa da mudança de área, mantém, por 4 sessões, a pauta de votações trancada. Projetos da prefeitura não estão sendo votados. Ontem à noite, houve outra sessão, sem votação. O prefeito Chicão Bedin defende construir o campus do instituto em uma área no bairro Rota do Sol, argumentando que a prefeitura ganhou uma área importante. Os vereadores apontam que o local é impróprio porque não tem infra-estrutura necessária.
Hoje pela manhã, o prefeito empossou Santinho Salermo na Secretaria de Indústria e Comércio do município. Conforme Só Notícias informou, Salermo ficará responsável por esta pasta e a de Esportes, até o final deste ano.
(Atualizada às 11h35)
Leia ainda
Sorriso: novo protesto na câmara devido a pauta continuar trancada