Os vereadores devem votar o aumento do número de vagas na primeira sessão de 2012, prevista para fevereiro. O vice-presidente, Leocir Faccio, disse ao Só Notícias que o projeto passando de 10 para 11 vereadores na casa foi encaminhado segunda-feira (12), na última sessão do ano, às comissões de Justiça e Redação e de Finanças, Orçamentos e Fiscalização para serem analisadas.
Leocir mencionou que alguns parlamentares defendiam 13 vagas. “Alguns estão buscando a revisão do número e pedindo 13 vereadores, mas é difícil saber qual o número ideal”.
Quanto ao abaixo-assinado que feito por um grupo de estudantes e empresários, que recolheu assinaturas cobrando da câmara que a composição continue sendo de 10 vereadores e não aumente o número de vagas, Leocir disse que houve “533 assinaturas e que metade não são válidas pois não haviam preenchido corretamente, com o nome completo, número do título de eleitor, sessão e assinatura”. E que, para ser protocolado, seriam necessárias 2.136 assinaturas.
Conforme Só Notícias já informou, uma das principais justificativas de um dos integrantes do grupo, o acadêmico Heder da Costa, em manter a atual composição é “que as despesas na Câmara aumentaram em 14,5% e representa cerca de R$ 2 milhões a mais/ano, que o valor gasto nos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum que possuem apenas um vereador a menos”.
O aumento de vaga, se aprovado, vai vigorar para a legislatura de 2013.