A integração entre os diversos órgãos que compõem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Sorriso começa a apresentar os primeiros resultados. Nesta segunda-feira, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, estará no município participando da entrega de quatro decibelímetros (equipamento utilizado para medir o nível de pressão sonora), um bafômetro e veículo que Sorriso, por meio do Conselho Municipal de Segurança, providenciou para atividades das polícias Militar e Civil. A entrega dos equipamentos será realizada na sede da Secretaria de Indústria e Comércio, no prédio da prefeitura, a partir das 9h30.
O município fará também o primeiro repasse ao Conselho Municipal de Segurança para auxiliar as atividades administrativas e operacionais das polícias, sistema prisional e Corpo de Bombeiros. Serão R$ 23 mil mensais, além da cessão de funcionários da prefeitura para atuação em atividades administrativas. De acordo com o secretário de Governo de Sorriso, Ari Lafin, a cessão dos funcionários para atuarem em serviços administrativos como atendimentos telefônicos, limpeza e manutenção de cozinhas permitirá que as polícias possam colocar mais efetivo para o trabalho operacional. “A segurança pública é uma atividade, uma política que deve ser feita em parceria e com integração”, disse.
O GGI de Sorriso foi instalado em fevereiro desse ano e tem como secretário executivo o prefeito sorrisense Clomir Bedin. Representantes do poder Judiciário, Legislativo e Executivo municipal, gestores de segurança pública e sociedade organizada integram o conselho do GGI. “Além de ser um órgão deliberativo e executivo, os GGIs são espaços democráticos que integram inúmeras instituições respeitando o trabalho de cada uma e integrando as ações do Sistema de Segurança Pública. Os municípios, com essa abertura do Pronasci, passam a ser também sujeitos diretos da política de segurança pública”, destacou Diógenes.