PUBLICIDADE

Sorriso cria comissão para tentar conseguir ramal de ferrovia

PUBLICIDADE

A Câmara de Sorriso formou, hoje, uma comissão de trabalho para dar continuidade à busca da implantação de um ramal da Ferrovia da Integração Centro-Oeste no município. Formada por representes dos Poderes Executivo e Legislativo e membros de entidades de classe como Clube Amigos da Terra, Sindicato Rural, OAB, Aprosoja, Aces e CDL, a comissão chegou ao entendimento de que o ideal é que o centro da ferrovia fique entre os municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde. “Entendemos que o melhor local para o terminal é entre os dois municípios e estamos nos articulando para garantirmos, por direito, a implantação de um ramal em Sorriso”, disse o presidente da câmara, vereador Chagas Abrantes.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Cláudio Zancanaro, o estudo de viabilidade, que aponta como local estratégico para a implantação do ramal o Distrito de Primavera é bastante óbvio, pois a concentração da produção está entre Lucas e Sorriso. “Entendemos que não tem como mudar isso”.

De acordo com o secretário, logo após a apresentação do projeto que contempla um novo traçado, passando pelo município de Lucas do Rio Verde, a prefeitura de Sorriso encaminhou requerimento a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, para que se manifeste sobre os pontos determinantes para a mudança do traçado original. “Cobramos esclarecimentos sobre qual o projeto válido e estamos aguardando uma resposta por escrito”, disse.
O vereador Luis Fabio Marchioro (PDT), que esteve em Brasília há alguns dias, juntamente com os parlamentares Profª Marisa Netto (PSB) e Bruno Stellato (PDT), onde se reuniram com o presidente da Valec Engenharia e Construções, José Francisco das Neves e o diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot para discutir a permanência do traçado original da ferrovia, salienta a importância da mobilização da sociedade organizada e do respaldo das entidades. “Nosso objetivo é que Sorriso seja justiçado, porque é aqui o traçado da ferrovia e nós apenas queremos que seja mantido aquilo que já foi definido”, garantiu.

Segundo Chagas, a comissão está criando um cronograma de atividades e deverá nos próximos dias contactar os deputados estaduais Mauro Savi e Zé Domingos, para juntos buscarem apoio dos representantes em Brasília. “É lá que as decisões são tomadas e nós iremos em busca de representatividade política para que tenhamos um ramal aqui. Não temos nada contra a implantação da ferrovia em Lucas, mas não podemos permitir que Sorriso não tenha um terminal para embarcar a nossa produção”, concluiu.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE