A Câmara de Sorriso fará, logo mais, às 15h a sessão ordinária da semana, com a pauta de votações desobstruída. Os vereadores decidiram retomar a votação dos projetos da prefeitura, após ficarem 5 sessões sem votá-los, em protesto contra a decisão do Executivo em mudar o local de construção do campus do IFMT – Instituto Federal de Educação de Mato Grosso. A câmara queria em um loteamento e a prefeitura em outro. Os donos do Rota do Sol fizeram doação direta da área para o instituto, sem passar pelo legislativo.
Na pauta de hoje estão 16 matérias, dentre elas quatro projetos de lei do Executivo, todos em 1ª votação.
De acordo com o presidente Chagas Abrantes (PR), a partir de agora os projetos encaminhados pelo Executivo somente serão deliberados após ampla avaliação das comissões competentes. “Devido nossa insatisfação em relação à postura do Executivo iremos avaliar melhor antes de votar qualquer projeto vindo da prefeitura. Somente serão analisados em plenário aqueles que estiveram em condições de serem votados. Antes, muitos projetos chegavam a tarde e acabavam sendo votados a noite, mas, devido a falta de consideração com os vereadores as proposituras seguirão todos os ritos regimentais obrigatórios”, garantiu, através da assessoria.
Os suplentes de vereadores Cícero Zimmermann (PMDB) e Jane Delalibera (PR) que seriam empossados nesta sessão somente poderão assumir a vaga na próxima semana. Conforme o presidente, o regimento interno da Casa prevê que o requerimento que solicita prorrogação ou afastamento do parlamentar deve ser lido em sessão, somente sendo possível a posse dos suplentes na semana seguinte. Cícero já estava no legislativo e o titular da vaga pediu prorrogação da licença.