O presidente Jair Bolsonaro destacou, esta tarde, em Sorriso, a força do agronegócio na economia nacional principalmente a partir de março passado quando começou a pandemia do Coronavírus. Discursando para produtores rurais e lideranças do setor, ele destacou que disse que o agronegócio, em grande parte, “evitou que o Brasil entrasse no colapso econômico. E mais do que isso, nos deu a segurança alimentar não só a 210 milhões de brasileiros bem como mais de 1 bilhão de outras pessoas que vivem ao redor desse mundo. Vocês estão de parabéns, são nosso orgulho”.
Bolsonaro conduziu por alguns metros um trator e lançou o plantio da safra de soja 2020/21 em Mato Grosso, que tem projeção de 35,2 milhões de toneladas. A área plantada na safra passada foi de 9,5 milhões de hectares e teve aumento de 3,6% em relação a anterior. Maior produtor nacional, Sorriso plantou, na safra passada, 167,6 mil hectares. A receita de exportações agrícolas brasileiras atingiu recorde no primeiro semestre chegando a US$ 51,63 bilhões, 9,7% a mais que no primeiro semestre de 2019 e a participação do agronegócio no faturamento total cresceu de 43% para 51% no acumulado de janeiro a junho deste ano. Do total, R$ 20,5 bilhões vieram das vendas de soja que representam 40%.
Ainda em Sorriso, ele entregou títulos de posse de propriedades para 1.806 famílias que vivem em Nova Ubiratã (município vizinho de Sorriso) em 32 projetos de assentamento administrados pelo Incra e que oficialmente passam a ser donas de suas áreas.
Nos dois municípios, Bolsonaro teve uma grande recepção. Em Sinop, chegou as 7:40h, com muita fumaça e o avião presidencial teve que arremeter na primeira tentativa de pouso. O próprio presidente confirmou ao falar das queimadas na região. Centenas de pessoas o recepcionaram no aeroporto com gritos de ‘mito, mito’. Ele saiu da pista, foi até a parte externa do terminal e cumprimentou inúmeros sinopenses. No trajeto até a usina de etanol, parou ao menos 4 vezes na avenida dos Tarumãs e na 163 para falar com as pessoas. “É motivo de orgulho estar aqui. Não existe satisfação melhor para um político do que ser recebido com calor e carinho que fui recebido desde o aeroporto até esse momento. Parei por vários momentos, pela pista, até chegar aqui”. “O carinho é o mesmo, a consideração é a mesma. E eu digo, eu sou empregado de vocês. Vocês são nossos patrões. A vocês devemos lealdade absoluta. “Peço Deus que continuem abençoando nosso país e nos dê forças para fazer aquilo que deve ser feito”, discursou, para mais de duas mil pessoas (segundo organizadores), em frente a usina.