A equipe técnica do Instituto Jaime Lerner, de Curitiba, apresentou ontem à administração municipal, o esboço do projeto Sorriso 2020. Participaram do encontro, que durou praticamente todo o dia, o vice-prefeito Luiz Carlos Nardi, os secretários Municipais de Obras, Neri Ceruti, de Transportes Romélio Gardin, de Agricultura, Sardi Trevisol, de Educação Marisa Santos Neto, o assessores jurídicos da prefeitura e o cropo técnico do departamento de engenharia.
Foram apresentadas principalmente as questões relativas ao Plano Diretor do município e as mudanças a serem efetuadas no setor de infra-estrutura. Em 30 dias, os técnicos devem voltar com um projeto definitivo, que deverá ser apresentado à sociedade em audiência pública. O secretário preferiu não adiantar quais mudanças serão efetuadas.
O projeto vai nortear o desenvolvimento de Sorriso pelos próximos 15 anos. Visa direcionar todas as obras do município pensando em um crescimento ordenado a longo prazo. Desde junho, o Instituto Jaime Lerner realiza encontros técnicos de avaliação e conhecimento e recolhimento de dados para diagnosticar a situação e subsidiar a elaboração do plano.
A partir de agora, qualquer mudança no anel viário de Sorriso, por exemplo, deverá estar incluída no projeto, que vai preparar Sorriso para uma explosão demográfica ordenada, dando um rumo às próximas gestões.