Está confirmada a realização de uma audiência pública para discutir o “Planejamento do setor soja no entorno da BR-163” na próxima quinta-feira em Sinop. Somente o local ainda não está definido. O evento foi definido a partir da realização de uma vídeo-conferência entre os produtores de soja do Estado; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Ministério do Meio Ambiente no dia 20 de abril.
O objetivo da audiência é inserir os produtores de soja da região Norte nesta discussão e também ressaltar a importância da discussão das questões referentes ao término da construção das pontes de concretos e do asfalto da BR-163.
Os organizadores esperam que cerca de mil produtores participem do evento; além de deputados estaduais; integrantes de setores do Governo do Estado; Famato; sindicatos rurais; Associação de Produtores de Arroz (APA); Ministério do Meio Ambiente; Ministério do Desenvolvimento Regional; Ministério da Agricultura; Ministério dos Transportes e prefeituras da região.
Os prefeitos da região querem, com urgência, conscientizar o governo que a economia das regiões Norte do Mato Grosso e Sul do Pará passa pela pavimentação da rodovia que, nos planos do governo Lula, deve ser feita em sistema de PPP- Parceria Público Privada- com as cinco maiores empreiteiras brasileiras. A licença ambiental para o asfaltamento foi dada, mas o projeto continua no papel.
Mês passado, o prefeito de Sinop, Nilson Leitão, organizou encontro com o governador do Pará, Simão Jatene, prefeitos, deputados e vereadores do Nortão e do Pará para que sejam transferidos recursos da União para recuperar trechos com voçorocas e sejam pavimentadas cerca de 69 pontes da divisa dos dois Estados até o porto em santarém.