A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o relatório do deputado Paulo Abi Ackel (PSDB-MG) arquivando o pedido da Procuradoria Geral da República para investigar o presidente Michel Temer por corrupção passiva (caso do ex deputado Rocha Loures que foi flagrado recebendo mala com R$ 500 mil que a procuradoria aponta que seriam para Temer). Foram 263 votos contrários que evitaram o afastamento do presidente e 227 votos para o STF fazer a investigação.
A votação foi por bancada de cada Estado. Dos oito deputados mato-grossenses apenas um foi contrário, Saguas Moraes (PT). Carlos Bezerra, Ezequiel Fonseca, Nilson Leitão, Victorio Galli, Fabio Garcia, Adilton Sachetti votaram sim, a favor de Temer, além de Rogerio Silva (suplente que está no lugar de Valtenir Pereira). Quando a bancada mato-grossense votou o placar estava favorável ao presidente Temer. Havia mais de 100 votos favoráveis e cerca de 70 votos para derrubar o relatório e o STF fazer a investigação.
Com excessão de Saguas, os demais mato-grossenses estão em partidos da base aliada do presidente e alguns deles como Leitão e Bezerra tiveram, nos últimos meses, diversas audiências para tratar de liberação de recursos orçamentários, obras, projetos e apoio político.
(Atualizada às 21:31h – foto: reprodução Tv Câmara)