sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sintep pressiona e deputados falarão com Silval sobre greve de servidores

PUBLICIDADE

Os professores estaduais, que estão em greve desde a segunda-feira da semana passada, cobraram, esta manhã, apoio dos deputados estaduais para acelerarem as negociações com o governo. Eles foram à Assembleia e o presidente da Comissão de Educação, deputado Alexandre César (PT), afirmou que solicitará audiência com o governador Silval Barbosa e uma comissão de parlamentares e servidores. silval disse, anteriormente, que não negociaria com a categoria enquanto estivesse paralisada.

Esta tarde, eles vão debater as reivindicações com dirigentes do Sintep e o representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Aguinaldo Garrido.

Segundo o presidente do Sintep, Henrique Loesp, o Estado também deve esclarecimentos referentes ao quadro de contratados e efetivos na Educação. O quadro de interinos é maior que o de efetivos. Ele disse que, de um total de 22.982 professores matriculados no Estado, apenas 1.326 são efetivos enquanto que outros 11.656 ocupam vagas de forma temporária. “É mais barato e cômodo para o governo manter os temporários e não chamar os aprovados para a efetivação”, afirmou.

“Fim da greve é importante para que os alunos voltem às aulas, mas os professores também precisam ser valorizados”, disse o deputado Ezequiel Fonseca, do PP.

A categoria cobra 10% de aumento salarial, convocação de professores e demais servidores aprovados em concurso e que sejam destinados 35% da arrecadação do Estado para a educação pública.

Cerca de 400 mil alunos em Mato Grosso estão sem aulas.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE