PUBLICIDADE

Sintep entrega carta-compromisso com educação para candidatos a governador

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) protocolou, ontem, uma carta-compromisso com os candidatos ao governo do Estado. O documento contém propostas para a educação na rede estadual, envolvendo itens como o Plano Estadual da Educação, a transparência na aplicação dos recursos, garantias trabalhistas, entre outros.

Além de receberem o documento, os candidatos foram convidados a assiná-la em ato público durante a programação do IX Encontro Estadual da Educação, que será realizado na sexta-feira (19), a partir das 17h, em Cuiabá. “Aquilo que é apresentado nos programas eleitorais, nos comícios são promessas. Não queremos promessas, queremos compromissos”, afirma o presidente do Sintep, Henrique Lopes, sobre a importância do documento.

Para ele, as propostas apresentadas pelo sindicato representam o que há de mais importante na pauta para as políticas públicas de promoção da educação a serem implementadas nos próximos anos. “Os pontos mais críticos para o próximo governo são aqueles que historicamente os governantes tem se negado a fazer”, avalia.

No entendimento do sindicato, o novo governo precisa cumprir o que determina a Constituição Estadual e aplicar os 35% para a educação, estancando o desvio de recursos da área para outros fins. “Se os governos têm intenção de promover a educação – considerando o processo de aumento da demanda educacional, e a atual estrutura e processos pedagógicos, que não tem correspondido ao desejo da sociedade – é preciso que exista vontade política para garantir o repasse”.

Ainda segundo Henrique Lopes, mesmo com algumas dificuldades, os trabalhadores da educação tiveram algumas conquistas acumuladas nos últimos anos, como a hora-atividade dos interinos, a hora-atividade dos efetivos e uma política para dobrar o poder de compra nos próximos dez anos. “Queremos o compromisso de que isto seja melhorado nos próximos governos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE