O partido Democratas oficializou, agora há pouco, a retirada da candidatura do suplente de senador Jorge Yanai a prefeito e manifestou apoio ao empresário Irineu Martins, lançado recentemente pelo PSDB. O anúncio foi feito pelo próprio Yanai e o presidente do DEM Sinop, deputado Dilceu Dal Bosco. Conforme Só Notícias já informou, os dois, juntamente com o vice-prefeito Aparecido Granja, o vereador Roberto Trevisan e o ex-prefeito Antonio Contini decidiram, no final de semana, pela desistência da candidatura própria e apoio a Irineu, que confirmou sua pré-candidatura na semana passada.
O DEM negou que tivesse feito acordo para ter cargos em eventual vitória, embora manterá esperanças de emplacar o candidato a vice-prefeito para compensar o apoio dos Democratas. Yanai disse que a decisão partiu de um consenso e que a executiva do partido foi procurada para discutir como ficaria o cenário, após Irineu martins confirmar a pré-candidatura.
Segundo ele, o surgimento de muitos nomes pode prejudicar o processo eleitoral. “Acreditamos no nosso partido. Quando começam os excessos, temos que parar para decidir qual será o melhor caminho. Se começarmos a dividir em ‘facções’ políticas, só desagregará a sociedade e nos enfraquecerá”, declarou.
As siglas deverão decidir juntas as composições a serem adotadas. De acordo com Yanai, a atitude do Democratas demonstrou maturidade política. “A melhor demonstração de maturidade política é quando um partido como o Democratas (maior em Sinop e no Estado), abre mão de seus propósitos. Analisando fatos novos que surgiram na cidade, chegamos a conclusão que hoje existem nomes que poderiam agregar melhor, de uma forma suprapartidária, que seria benéfica no município”, salientou.
“Vamos dar um exemplo de dignidade política”, afirmou. A hipótese de Yanai surgir como pré-candidato na chapa com Irineu Martins não foi confirmada. “É uma escolha que caberá ao candidato a prefeito e deve ser bem pensada”, afirmou.
O presidente do diretório do DEM, Dilceu Dal Bosco, garantiu não haver apoio em troca de eventuais cargos. “É muito cedo até porque esta nao é a condição que nosso partido teve a sensibilidade de entender que acima das nossas vontades está a cidade. Não estamos impondo nada. Foi um consenso dentro do partido e jamais poderíamos pré-estabelecer ou procurar algumas acomodações”, declarou.
Com a saída de Yanai, ficam como pré-candidatos a prefeito Juarez Costa (PMDB), Roberto Dorner (PDT), irineu Martins (PSDB) e Paulo Fiuza (PV).
(Atualizada às 10:40hs)