O vice-prefeito Paulinho Abreu (Republicanos) participou da reunião organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em Sinop, para discutir melhorias em estradas vicinais importantes para escoamento da safra agrícola sinopense e em mais oito municípios do Nortão. Paulinho informou, ao Só Notícias, que no município existem aproximadamente 710 km de estradas municipais sem asfalto, todas transitáveis no momento. Do total, 300 km estão na Gleba Mercedes, que pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas a manutenção é feita pela prefeitura. Há ainda cerca de 20 km da estrada Rosa, pertencente ao Estado, mas com manutenção também feita pela prefeitura.
No encontro, ele defendeu que o governo Federal implante o programa Nacional de Estradas Rurais, “para que os municípios possam investir, investir em maquinários, investir também na estruturação das secretarias, que executam todos esses serviços, que custam muito e muitas vezes tem que usar recursos próprios”. Ele também destacou o projeto “arranca-safra”, da prefeitura, que fez manutenção de 200 km de estradas em Sinop.
O vice-prefeito de União do Sul (169 km de Sinop), Enio Alves, destacou a importância econômica dos 650 km de estradas vicinais que têm no município. “Esse é um setor muito importante porque é o que nos gera receita. Hoje, União do Sul praticamente tem uma receita proveniente do agronegócio, então nós precisamos dar suporte. Sem o agronegócio, você não tem uma receita suficiente para custear as demandas que existem em outros setores”, afirmou, ao Só Notícias.
Ele afirmou que a colheita no município teve momentos críticos neste período de chuvas e que, a partir desta reunião, espera que o governo federal possa injetar investimentos para estradas. “Nós estávamos socorrendo ponto a ponto. Hoje, ficou mais tranquilo, mas toda essa malha viária municipal precisa de melhoria. A partir do mês que vem já é o momento de fazer uma ação efetiva para dar uma condição melhor para que a próxima temporada de chuva não aconteça o que aconteceu nessa. Esse é o nosso grande desafio durante o ano”, concluiu.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.