Os vereadores sinopenses analisaram e votaram, neste primeiro semestre, 561 matérias entre projetos, decretos, moções, requerimentos, emendas e indicações. A primeira sessão ordinária do ano aconteceu no dia 3 de fevereiro e até a última, na segunda-feira (14), 23 foram realizadas. Além dos trabalhos legislativos, também foram criadas comissões onde os vereadores acompanham ações como aplicação de recursos públicos para implantação do hospital regional de Sinop, implantação da usina hidrelétrica Sinop e de levantamento de áreas do município de Sinop que necessitam de regularização fundiária. Os vereadores também fazem parte da comissão de acompanhamento da concorrência pública de concessão (saneamento básico) e estão acompanhando as negociações das reivindicações dos profissionais da educação municipal.
“Foi um primeiro semestre positivo de muito trabalho onde os vereadores desenvolveram ações voltadas para atender as necessidades da população, além de fiscalizar as ações do Executivo e daquilo que é de interesse da população. É claro que temos um limite, mas tudo o que está ao alcance dos vereadores tem sido feito com empenho e sem medir esforços, mas o financeiro não depende de nós, cabe ao Executivo tomar as decisões”, avaliou o presidente da Câmara Dalton Martini (PP), por meio da assessoria, ao também fazer referência às ações da prefeitura e as negociações entre Executivo e professores.
A partir de hoje começa o recesso parlamentar e os trabalhos legislativos retornam no dia 4 de agosto quando acontece a 24ª sessão do ano. O recesso não significa que a Câmara irá fechar as portas. Os setores que fazem parte da administração da vão continuar com os trabalhos, apenas as sessões estarão suspensas.