PUBLICIDADE

Sinop: vereadores não fecham acordo para compor comissões na câmara

PUBLICIDADE

Os vereadores de oposição e situação disputam o comando das comissões permanentes da câmara que, na prática, representa mais força política para quem for escolhido presidente e relator. As comissões tem poder para derrubar projetos, por exemplo, antes de serem votados em plenário. Ontem à noite, na 1ª sessão ordinária do ano, não houve acordo e votação para definir a composição. O bloco do prefeito, após a eleição da mesa diretora, onde a oposição ganhou os cargos de vice-presidente e 2º secretário, está tentando não perder mais espaço.

O vereador Fernando Assunção (PSDB), líder do bloco de oposição ao prefeito Juarez Costa (PMDB), tem até amanhã, às 20h20, para apresentar os nomes dos indicados para compor as sete comissões do legislativo. Ontem à noite,  Fernando não quis apresentar os indicados. “Acredito que prorrogando o prazo para 48 horas poderá haver uma discussão ampliada e tenhamos uma resposta da bancada de situação com um local de relevância dentro das comissões. Vamos conversa com os vereadores para que possa ser custurado uma composição nas comissões para que elas sejam ecléticas e participativas”.

O bloco de situação é presidido pelo vereador Mauro Garcia (PMDB), que é líder do prefeito na casa, e composto por Jonas Henrique de Lima (PMDB), Zuleica Mendes (PMDB), Gilson de Oliveira (PP), Remídio Kuntz (PP) e Sérgio Palmasola (PDT). O de oposição é presidido por Fernando Assunção (PSDB), e composto por Ademir Bortoli (DEM), Francisco Specian Junior (PSDB) e Hedvaldo Costa (PSDB). Já Leozenir Severo (PR), preferiu ser idependente e não participa dos blocos.

O vereador Gilson de Oliveira (PP), vice-líder do prefeito, não gostou do bloco de oposição não ter indicados os nomes para a composição das comissões. “Finalizamos o ano passado com tranqüilidade e começar a primeira sessão sem um entendimento não é bom. Peço para que haja uma reunião para que se entre em um acordo sobre as comissões. E também deverá haver um entendimento entre os três indicados durante a composicão”.

Como as comissões analisam os projetos que serão votados no Legislativo, uma sessão extraordinária será feita, segunda-feira, às 9h, para que o presidente, relator, membro e suplentes sejam votados e aprovados, antes da segunda sessão ordinária, às 19h30.

O bloco de situação por ser composto pela maioria dos vereadores tem direito a indicar dois titulares para cada comissão. Na de Justiça e Redação os indicados são Sérgio e Mauro como titulares e Zuleica e Gilson como suplentes. Já na Finanças, Orçamento e Fiscalização são Gilson e Jonas e Mauro e Sérgio. Na de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia, Desporto e Assistência Social serão Mauro e Zuleica e Gilson e Jonas.

Na de Obras, Viação e Serviços Urbanos serão Gilson e Jonas e Mauro e Sérgio. Na de Ecologia, Meio Ambiente, Saúde e Seguridade Social são Gilson e Zuleica e Sérgio e Jonas. Na de Economia, Indústria, Comércio, Agricultura, Trabalho, Administração e Serviços Públicos são Sérgio e Jonas e Gilson e Mauro e na de Direitos Humanos e Defesa e Cidadania e dos Direitos da Criança e do Adolescente são Gilson e Zuleica e Sérgio e Jonas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE