Vereadores de 30 municípios e presidentes de câmaras de 11 cidades discutiram, hoje, em Sinop, as principais demandas da região Norte, que serão elencadas em uma carta aberta e entregue ao governador, Pedro Taques (PDT), no dia 8 de maio. De acordo com o presidente da câmara sinopense, Mauro Garcia (PMDB), os problemas dos municípios são semelhantes e as cobranças devem girar em torno de melhorias na educação, saúde e segurança. “Mais efetivo policial, construções de centros para abrigar menores infratores, reformas das escolas, qualificação de professores e criação de novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estavam entre as demandas”, explicou, ao Só Notícias.
O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) e representantes do setor de base florestal estiveram presentes e também cobraram melhorias. “Todos os municípios estão preocupados com as resoluções aplicadas ao setor. Então estamos criando comissões, junto com os demais vereadores, para ajudar nestas discussões”, acrescentou Garcia.
Ainda não estão detalhados os pontos contidos na carta, uma vez que os vereadores ainda devem especificar melhor as cobranças de cada cidade. “A gente também não pode pedir tudo de uma vez. A gente tem que priorizar algumas coisas para o pedido ser conjunto. O importante é se unir, sem cores partidárias, para ver quais ações podem ser aplicadas”, ressaltou Mauro Garcia, que também ficou definido como um dos diretores da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT).
“Queremos mostrar ao governador e sua equipe a situação vivenciada nos municípios porque o vereador é o para-choque da sociedade, somos nós que recebemos a população na Câmara e até mesmo em nossa casa para ouvir as reivindicações, então não é nada mais que justo levarmos isto ao conhecimento do governador”, afirmou a presidente da UCNMAT, Edileusa Ribeiro.
As próximas reuniões dos vereadores devem acontecer em Canarana, Rondonópolis e Baixada Cuiabana, porém, ainda sem datas definidas.