Os vereadores que fazem parte da comissão de “Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Hospital Regional de Sinop” visitaram a unidade, acompanhados pelo secretário de Saúde, Francisco Specian Júnior, e o administrador da Organização Social de Saúde (OSS) Santo Antônio, Wellington Arantes. O objetivo foi avaliar o avanço dos trabalhos e verificar se estão executando dentro do cronograma.
A vereadora Neiva da Alvorada, relatora dos trabalhos, disse que na próxima semana o relatório sobre os trabalhos desenvolvidos pela comissão deve ficar pronto. “Esses relatórios serão feitos constantemente. Conforme o que a gente for verificando, o que for sendo feito para conclusão dos trabalhos para a abertura do hospital, vão sendo relatados. Os repasses para as obras estão em dia, dos R$ 7,5 milhões previstos, R$ 4,6 milhões já foram liberados. O que está atrasado é a verba para custeio (manutenção do Pronto Atendimento)”. A previsão é que seja liberada na semana que vem.
O presidente da comissão, vereador Wollgran de Lima, destacou que foi constatada aquisição de mais equipamentos; que a tubulação de oxigênio está pronta; a estrutura da ala da enfermaria está quase concluída, a recepção para casos de urgência e emergência também está bastante adiantada. Segundo ele, visitas como esta são necessárias, pois os dados coletados servirão de base para elaboração de relatórios. “Na próxima semana vou convocar uma nova visita no hospital e isso deverá ocorrer a cada 15 dias, pois são necessárias para acompanharmos os trabalhos, se mudou alguma coisa, se a obra avançou”.
A comissão só deve concluir os trabalhos após a abertura definitiva da unidade hospitalar, administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Santo Antônio. Por enquanto não há uma data definida para a conclusão. Apesar de ter sido inaugurado em setembro de 2012, o hospital disponibiliza apenas atendimentos de urgência/emergência e clínicas médica e pediátrica. As atenções cirúrgicas e as internações em UTIs, continuam sendo efetuadas no Hospital Santo Antônio.
A maior cidade do Norte do Estado, que recebe pacientes de diversos municípios, precisa de centros cirúrgicos e leitos de UTI com maior brevidade. O secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá, teria se comprometido a adquirir, até o final de junho, os equipamentos imprescindíveis para a abertura dos centros cirúrgicos. Parte dos equipamentos do hospital, foi entregue pelo ex-secretário Mauri Rodrigues de Lima.
O Hospital Regional de Sinop possui 84 leitos. Os serviços ofertados são de média e baixa complexidade em trauma ortopedia, clinicas medicas, pediatria, exames laboratoriais e apoio a diagnósticos.