O suplente Fernando Bispo (PMDB) deve assumir a cadeira da primeira secretária da Câmara de Sinop, Leozenir Severo (PR), na segunda-feira (7). A legisladora, que oficializou pedido de licença pelos próximos 30 dias, esta semana, explicou, ao Só Notícias, que trata-se de acordo firmado para que os suplentes tenham oportunidade de exercerem as funções parlamentares.
Entretanto, apesar de ser o primeiro suplente, há possibilidade de Fernando não assumir. Antes filiado ao PR, ele migrou para o PMDB, o que, teoricamente, infringe na lei de fidelidade partidária, já que a legislação eleitoral prevê o partido como dono da vaga. Leozenir disse não acreditar, até pelo curto espaço de tempo, que haja entrave junto ao PR para que Bispo assuma a vaga. Contudo, pontuou que a situação deve ser definida em consulta à Justiça Eleitoral.
Se Fernando não puder assumir, quem pode ficar com a vaga é o segundo suplente, Marlão Damaceno, o professor Marlão, antes do PR, agora filiado ao PSD. Diferente de Bispo, ele foi para um nova sigla, o que, “aos olhos” da legislação eleitoral, não impede que exerça a função.
Leozenir informou que deve retornar a tempo das últimas sessões deste ano. Durante sua ausência, Fernando Assunção (PSDB) passará a responder pela primeira secretaria.