Sinop e Mato Grosso terão, pela primeira vez, representante do legislativo no Conselho das Cidades (ConCidade), que é responsável por reunir ideias de todo o país e defendê-las no Ministério das Cidades. A escolha foi entre legisladores de todo o país e a vereadora Zuleica Mendes (PMDB). Ela foi escolhida durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades, que terminou ontem em Brasília.
Os temas defendidos pelo conselho serão a criação e implementação de conselhos das Cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nas esferas federal, estadual, municipal e no Distrito Federal, aplicação do estatuto da Cidade, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano, a integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento e relação entre os programas governamentais – como PAC e o Minha Casa, Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano.
Ao todo 86 conselheiros de vários segmentos da sociedade compõem o ConCidades. Conforme Só Notícias já informou, Sinop também terá um representante titular, do executivo, o secretário da Cidade, Mauri Rodrigues de Lima. Ele é conselheiro representando a região Centro-Oeste. O mandato no conselho é de 3 anos.