A vereadora Zeila Benevides (PSDB) relatou ter encontrado remédios vencidos no almoxarifado da secretaria de Saúde, na avenida dos Jacarandás, incluindo um dos mais básicos, como xarope. Ela explicou que a inspeção aconteceu na sexta-feira, após ter recebido reclamações de pessoas que necessitam do serviço oferecido, ressaltando que as falhas já aconteceriam há anos.
A quantidade que estaria vencida não foi informada. Além dos remédios, a legisladora apontou ainda irregularidade no prédio. “Nos fundos não há saída, janelas”, ressaltou, ao destacar que vai levar o assunto ao conhecimento dos demais vereadores, não descartando posteriormente acionar o Ministério Público. Explicação da prefeitura também vai ser cobrada. “Vamos discutir isso e vamos tomar as medidas cabíveis”, acrescentou.
A legisladora não acredita que as falhas são atribuídas aos funcionários "porque tem muita gente ganhando bem para administrar, mas administra mal. […]. Não é que os postos de saúde não peçam ou não informem, (materiais ou remédios que faltam), até porque o problema não é só na farmácia, é nessas unidades também. Faltam itens básicos, como luvas e até dipirona”.
Zeila é a segunda suplente do vereador Fernando Assunção (PSDB) e assumiu no início do mês. O titular alegou problemas particulares e pediu licença de dois meses.
Outro lado
Procurado por Só Notícis, o secretário municipal de Saúde, Francisco Specian Júnior, relatou que ainda vai “tomar ciência” sobre os apontamentos da vereadora para se pronunciar. No entanto, afirmou que os remédios vencidos são encaminhados ao almoxarifado da prefeitura e quanto atingem certa quantidade, tem a destinação final adequada, como incineração.
Em relação à estrutura do prédio, afirmou que são seguidas normas de saúde.