O advogado do vereador Ademir Bortoli (DEM), Orlandir Da Rold, afirmou, ao Só Notícias, que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tentar reverter o indeferimento da candidatura dele à reeleição. Os desembargadores e juízes do Tribunal Regional Eleitoral negaram, esta manhã, a reforma da decisão, por meio do embargos de declaração, que barrou o candidato por falta de documentação. O pleno acatou recurso do Ministério Público Eleitoral contra o deferimento da candidatura em primeira instância.
Na decisão em que concedeu o registro de candidatura a Ademir, o juiz da 22ª Zona Eleitoral de Sinop, Mirko Vincenzo Giannotte, apontou que haviam sido “preenchidas todas as condições legais para o registro pleiteado, restando regular a documentação apresentada, não havendo falhas que possam obstar o registro de candidatura”. Destacou ainda que todas as diligências necessárias foram feitas em relação a documentação que faltava.
O MP tentou reverter a decisão favorável a Ademir ainda na primeira instância, apontado a falta de documentação, no entanto, o recurso foi negado. O ministério recorreu então ao TRE, que acabou acatando o recurso e inferindo o registro.
Apesar desta decisão do TRE-MT, o vereador democrata pode continuar realizando sua campanha à reeleição normalmente.
(Atualizada às 17h)