O vereador Adenilson Rocha (PSDB) criticou a falta de estrutura do Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose (onde funcionava o Posto de Saúde no Jardim Botânico) e é responsável pelo tratamento de 741 pacientes em tratamento contínuo. “As condições da unidade de saúde são precárias, o prédio é cedido pela Mitra Diocesana de Sinop (Igreja Católica) e a administração teria que dar o mínimo de atenção, mas nem isso está fazendo. Total abandono", criticou.
Ele aponta que há várias janelas quebradas, parte do piso e algumas portas estão danificadas e o armário de medicamentos tampado com plástico e fita adesiva. No local funcionava o Posto de Saúde do Botânico, com a construção de um novo prédio, o local foi abandonado por um tempo e, depois, reformado e transformado no centro. Já foram feitas cobranças para a prefeitura viabilizar melhorias na unidade.
Segundo a assessoria, em 2017 foram 543 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Sinop é referência no tratamento de hanseníase e tuberculose para mais de 40 municípios da região.