PUBLICIDADE

Sinop: vereador cobra explicações da prefeitura sobre funcionamento parcial do Cidade Digital

PUBLICIDADE

A prefeitura terá que dar explicações sobre o não funcionamento pleno do projeto Cidade Digital. O vereador Wollgran Araújo (DEM) encaminhou um requerimento, que seráse aprovado, cobra do Executivo um relatório contendo dados sobre a marca, modelo, número de série, localização e estado de funcionamento de todas as câmeras do projeto.

Ao Só Notícias, o parlamentar explicou que visitou a sede do Cidade Digital e foi informado que 47 das 55 câmeras estão funcionando. “Só ouvi reclamação. A resolução dos equipamentos também é motivo de descontentamento. Então, eu quero saber se colocaram a câmera correta, conforme foi divulgado. Além disso, era para estar funcionando 100%, o que não aconteceu até hoje”, afirmou.

A falta de câmeras giratórias e a localização dos pontos também são parte da crítica do vereador. No cruzamento da avenida dos Tarumãs com Sibipirunas, onde um motociclista de 29 anos morreu semana passada, metade da visão é encoberta pelo telhado das casas. As imagens poderiam ter ajudado a Polícia Civil a apontar o responsável pelo acidente. “São apenas cinco câmeras giratórias, o restante é fixo. Pretendo conferir esta informação. Eu também tive informação de que há uma câmera instalada em um setor onde nunca houve registro de qualquer ocorrência”, apontou.

O requerimento precisa ser aprovado pela maioria dos vereadores para, então, ser encaminhado para a prefeitura, que tem, no máximo, 30 dias para prestar as informações solicitadas.

No início do ano, conforme Só Notícias já informou, a prefeitura culpou as chuvas pelo não funcionamento total do projeto. Antes, no final do ano passado, a justificativa apontada foi uma descarga elétrica na torre de comunicação que teria queimado o servidor de gerenciamento das câmeras externas.

As câmeras estão instaladas em vários pontos da cidade e têm por objetivo auxiliar a Polícia Militar e a Guarda de Trânsito Municipal a monitorar possíveis crimes e acidentes. O acompanhamento é feito na Secretaria Municipal de Trânsito. Além das externas, há ainda 30 câmeras internas que monitoram prédios da prefeitura e as unidades de saúde.

O Cidade Digital também contempla 19 bairros com internet gratuita e teve investimento total de R$ 10 milhões do Ministério da Ciência e Tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE