Sinop pode contar, em breve, com os serviços oferecidos pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Na próxima segunda-feira, os deputados Dilmar Dal"Bosco (DEM) e Baiano Filho (PMDB), vão apresentar ao prefeito de Sinop o projeto para a instalação da quarta unidade em Mato Grosso. O investimento será de R$ 15 milhões. "O Sest Sinop vai oferecer atendimentos médicos, capacitação profissional e atividades de esporte e lazer para os trabalhadores em transporte, seus familiares e a comunidade em geral", explicou Dilmar.
Ele destacou a importância do setor transportador para o desenvolvimento de qualquer atividade econômica e reafirmou a importância do trabalho desenvolvido pelo SEST SENAT em várias cidades do pais.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Mato Grosso, Julio Xavante é um dos idealizadores da vinda do SEST SENAT para Sinop. Ele lembrou que a instalação ainda depende do apoio da prefeitura doando o terreno onde a unidade pode ser instalada e assim que a parceria for firmada a previsão é de um ano para o funcionamento da unidade. "Qualificar o transportador autônomo, o caminhoneiro, o taxista e especializar ainda mais o transporte em todo o nortão será a nossa missão", comentou.
Segundo Julio Xavante a instalação da unidade em Sinop será a realização de um sonho que contou com a participação de várias esferas da sociedade. "Nós só conseguimos avançar até agora porque contamos com a união dos deputados Dilmar Dal"Bosco e Baiano Filho através de um contato feito pelo ex-deputado Dilceu Dal"Bosco", contou.
O deputado Dilmar Dal"Bosco acredita que o SEST SENAT trará inúmeros benefícios para a cidade na área da saúde, de lazer e cultura e ainda manter a atividade econômica em constante movimento. "Esta obra vai gerar novos empregos para a nossa cidade desde a sua construção. Nós só temos que agradecer a escolha pela nossa querida Sinop", disse.
Em todo o país, o SEST SENAT mantém 136 unidades atuantes nas cinco regiões. Em Mato Grosso Cuiabá e Rondonópolis já contam com a presença de uma unidade. O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) são entidades civis sem fins lucrativos criadas com o objetivo de valorizar os trabalhadores do setor de transporte.