sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sinop: UNESIN se posiciona contrária à câmara aumentar número de vereadores

PUBLICIDADE
Só Notícias/Rosani Trindade (foto: assessoria - atualizada às 16:33h)

Presidentes e dirigentes de sindicatos e associações que formam a União das Entidades de Sinop (UNESIN) decidiram, ontem à noite, que são contrários a câmara municipal aumentar o número de vereadores. Das 26 instituições que participaram da assembleia, 18 entidades se manifestaram contrários, 5 votaram favoráveis e 3 se abstiveram. O legislativo tem hoje 15 vereadores e pode criar mais duas vagas passando a ter 17.

O presidente da UNESIN, Carlos Fonseca, disse que, “o assunto vem sendo debatido desde o dia 10 de agosto, quando foi realizada uma assembleia com a explanação de especialistas sobre o tema e a participação do presidente da câmara, Paulinho Abreu. Depois de ouvir os prós e contras, cada entidade levou o assunto para ser debatido com suas diretorias e associados e agora o posicionamento das entidades define também a posição da entidade” e que “a posição das entidades de Sinop vem de encontro as decisões tomadas em Sorriso e Lucas do Rio Verde onde as câmaras já descartaram a possibilidade de aumento de cadeiras no legislativo”.

Em nota, a UNESIN informou que, “se pauta em quatro pilares: aquisição de informações, articulação, mobilização e negociação, nossas decisões e posicionamentos são definidos levando tudo isso em conta e não apenas pela maioria simples, mas por 2/3 das entidades, para sermos o mais justos e homogêneos possível, para mostrar de fato o que a sociedade pensa. Então podemos dizer com segurança que hoje a sociedade de Sinop é contra o aumento de vereadores”, explicou, em nota, o presidente.

A UNESIN é formada por 26 das principais entidades representativas de Sinop, dentre elas Associação Comercial e Empresarial de Sinop, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acirnorte), Associação das Empresas Loteadoras de Sinop, Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Mato Grosso, Associação Médica de Sinop, Mitra Diocesana de Sinop, Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas, Conselho de Pastores Evangélicos de Sinop e região, Embrapa, Lions, Lojas Maçônicas de Sinop, Rotary, Sebrae, Sindicato Rural, Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte, UFMT, Unemat.

Conforme Só Notícias já informou, o presidente da câmara, Paulinho Abreu, disse anteriormente, que o Legislativo ainda não decidiu se vai aumentar o número de vagas. O assunto ainda será avaliado pelos demais vereadores. “Com base na contagem do último censo e no aumento populacional (Sinop tem 199 mil habitantes segundo o IBGE), o município poderia ter hoje até 21 parlamentares. Vamos debater com os vereadores a possibilidade de se criar mais estás duas vagas. Se a lei permite este aumento, tem que analisar. Precisamos chegar a um consenso. Ainda estamos amadurecendo a ideia. Se criadas duas vagas de vereadores e assessores, a câmara estimaria aumento de gastos em R$ 950 mil anuais”, explicou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro diz que Mato Grosso terá nova unidade da Embrapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou,...

Sinop, Lucas e demais cidades são contemplados com recursos da lei Paulo Gustavo

O resultado preliminar de seleção do edital Prêmio Literatura...

Prefeitura de Lucas do Rio Verde cancela desfile cívico neste sábado

A prefeitura de Lucas do Rio Verde informou, há...
PUBLICIDADE