A prefeitura cederá servidores e estagiários para trabalharem na revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos no município. É o que ficou acordado no termo de cooperação técnica assinado com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE). A justiça tem um número reduzido de servidores e, na realização de grandes projetos, como é o caso da biometria, busca parcerias institucionais com o objetivo de atender a demanda e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
No termo de cooperação, a prefeitura se comprometeu a selecionar servidores e estagiários com idade mínima de 18 anos e que não sejam filiados a partido político para auxiliar nos trabalhos. Os cedidos participarão de um treinamento, conduzido por servidores da Justiça Eleitoral.
A secretaria municipal de Saúde também auxiliará na identificação dos eleitores que estão impossibilitados de comparecer à revisão. Neste caso, serão tomadas as providências necessárias para garantir que o título do eleitor não seja cancelado.
Além da mão de obra, a prefeitura será parceira da Justiça Eleitoral na divulgação da revisão junto à sociedade e nas próximas semanas, disponibilizará aos eleitores, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outras unidades municipais, o sistema de agendamento.
Dos 81.796 eleitores convocados para a revisão biométrica no município, 8.853 já atenderam à convocação. O atendimento acontece exclusivamente por meio de agendamento, que pode ser feito pelo 0800-647-8191 (Ouvidoria Eleitoral) ou pelo site do tribunal (www.tre-mt.jus.br).
O comparecimento para revisão com biometria é obrigatório, mas apenas para quem ainda não fez o cadastramento biométrico. O eleitor que não atender a convocação terá o título cancelado.