Sinop terá o maior centro de eventos e turismo do interior de Mato Grosso. As obras foram lançadas, neste sábado à tarde, e devem ficar prontas até dezembro. Serão investidos R$ 2,3 milhões – a maior parte dos investimentos é do governo federal e a prefeitura tem contra-partida além de destinar a área, ao lado da UNIC.
A obra foi idealizada pela prefeitura, ano passado, e os recursos foram confirmados no orçamento de 2006. O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia Neto, era esperado na solenidade mas acabou não comparecendo.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Norival Curado, disse que este centro fortalece Sinop como pólo regional. “Estaremos sendiando aqui grandes congressos, seminários, cursos, shows e eventos reunindo pessoas de todo o Nortão”, declarou.
O deputado Ricarte de Freitas Junior (PTB) lembrou que as articulacões para garantir os recursos para esta obra começaram ano passado. “Foram meses de luta mas estou satisfeito em ter garantido para Sinop esta grande obra, dentre tantas outras que viabilizamos”, afirmou o parlamentar, que articulou a liberação de recursos por parte do MInistério do Turismo.
O prefeito Nilson Leitão lembrou que Sinop continua crescendo, mesmo “depois de atravessar esta crise que castiga todos os municípios do Estado. Mas não estamos parados. Estamos constantemente percorrendo ministérios e secretarias correndo atrás de recursos para fazer obras e desenvolvendo ações para fortalecer ainda mais Sinop”, afirmou. Ele lembrou que, ano passado, mesmo com as adversidades, o município não deixou de crescer e rebateu criticas: “Vejo hoje determinadas pessoas fazendo muitas cobranças -embora algumas delas cobrem mas no fundo torcem para não dar certo- que não estavam tão preocupadas com a cidade quando a saca da soja tava R$ 45, quando a exportação de madeira batia sucessivos recordes e hoje, diante da crise, fazem discursos e cobranças. Por que que antes, quando tava tudo bem, não se preocuparam em chamar as autoridades municipais para exporem suas idéias para o futuro ?”, questionou. “Vejo que alguns deles querem é ser candidatos nesta e nas próximas eleições”, rebateu.
O prefeito também disse que esta sendo finalizado o programa ‘Pró-Sinop’ que garantirá incentivos para o municípios atrair mais indústrias e empresas. Deve ser concluído mês que vem. “Mas já temos pelo menos 25 indústrias de pequeno, médio e grande portes contactadas e que devem iniciar suas atividades em Sinop”, acrescentou.
Participaram da solenidade de lançamento do centro de eventos o deputado estadual Dilceu Dal Bosco, vereadores, secretários, o presidente da CDL, Afonso Teschima Jr, o presidente de ACIS, Luiz Otavio Carvalho, o padre e pioneiro de Sinop João Salarine, empresários, profissionais liberais, acadêmicos de turismo e professores.
No encerramento, foi enterrada a ‘cápsula do tempo’contendo cartas das lideranças políticas, fotos atuais da cidade, e cópias de documentos históricos para que seja aberta daqui a 50 anos. O local onde foi enterrada ficará, posteriormente, em área estratégia dentro do centro de eventos para que se torne uma das atrações do local.