O ciclo de capacitações que o Tribunal de Contas de Mato Grosso foi concluído, hoje, em Sinop com a realização do Programa Gestão Eficaz, voltado para prefeitos, vice, controladores internos, pregoeiros e demais agentes públicos. O programa busca preencher uma lacuna na formação dos servidores, já que se propõe a esclarecer as dúvidas mais frequentes que chegam à consultoria técnica do órgão de controle externo, como contratação de pessoal e licitações.
O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, classificou o programa como indispensável neste momento de modernização do Tribunal de Contas, que considera mais importante a missão de orientar do que a de fiscalizar. "Nós temos consciência da nossa importância como órgão de orientação e precisamos sair da nossa zona de conforto", destacou. Antonio Joaquim lembrou que o programa completou 10 anos de existência e que o resultado do trabalho pode ser observado na melhoria da qualidade da gestão. "As instituições só devem existir se forem úteis ao cidadão", avaliou, através da assessoria.
A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, participou e ressaltou a importância de levar o Gestão Eficaz aos municípios no primeiro ano de governo dos prefeitos, principalmente para aqueles que, como ela, estão no primeiro mandato. Ela reforçou que o programa chega em um momento importante, de crise econômica, em que os gestores precisam fazer mais com menos, e usar a criatividade, com responsabilidade, para alcançar o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
O secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva, abordou regime jurídico de trabalho dos serviços públicos (concurso público, contratações). Já o auditor externo Guilherme de Almeida falo sobre conceito e aspectos polêmicos de licitações públicas e o auditor Gabriel Liberato Lopes tratou de Gestão de Frotas e Gestão de Programas de Alimentação Escolar.
As atividades do TCE iniciaram na quarta-feira com o programa Democracia Ativa e com orientações e palestras para vereadores de 17 cidades da região.