O novo secretário municipal de Saúde, Francisco Specian Junior, pretende priorizar o setor de unidade de saúde básica e melhorar a qualidade no atendimento. Ele disse, há instantes, após ser confirmado oficialmente no cargo, que espera levantamento da situação financeira, técnica e operacional. “Preciso saber se há repasses de verba, qual é o valor, se há profissionais suficiente para a demanda, entre outras questões”, disse, ao Só Notícias. “A expectativa é de melhorar, até o final do ano, 70% da qualidade na área da saúde, com o aumento do número de médicos, diminuição dos índices de doença e aumento de recursos financeiros, completou.
Segundo Specian, que é médico, a meta é contratar pelo menos mais 20 especialistas para a rede pública. “Temos cerca de 43 profissionais, mas precisamos acelerar o processo seletivo. Já falei com o prefeito para que seja realizado um planejamento dentro do orçamento para essas contratações”, explicou.
Para o novo secretário, o funcionamento do Hospital Regional também é um compromisso, que pode ser finalizado, em breve, com o apoio do secretário Estadual Mauri Rodrigues de Lima, seu antecessor. “Nos próximos dias já temos uma audiência com ele, onde vamos pedir o que é melhor para o nosso município, o apoio para que daqui há 4 meses possamos ter o hospital funcionando”, esclareceu. O poder judiciário já expediu nova ordem para a prefeitura colocar o hospital (cuja estrutura física está pronta desde 2008 e tem mais de 70 leitos) em funcionamento até 15 de abril. A assessoria informou que esta responsabilidade é do governo do Estado, já que a unidade foi repassada para o Executivo Estadual.
Sobre a qualificação e comprometimento dos profissionais da rede de saúde, o secretário destacou que será enérgico com o atendimento atendimento ao público. “Vamos ter uma meta, por dia, de exames e atendimentos que deverão ser cumpridos. O profissional que não puder cumprir será trocado”.
Ele vai assumir no dia 2 de março. O prefeito Juarez Costa disse, na solenidade de anúncio oficial, que tem confiança na experiência profissional de Specian e também nas novas parcerias que virão com Estado para colocar o Hospital Regional em funcionamento.
Specian tem especilização na área da saúde da família, ele atende em postos da rede pública. Como vereador está no segundo mandato, pelo PMDB. Também já foi prefeito de Tapurah entre 1997 a 2000.
O presidente da câmara, Dalton Martini, vereadores, a vice-prefeita Rosana Martinelli e secretários estiveram na solenidade do anúncio de Specian, no gabinete do prefeito
(Atualizada às 17:50h)