PUBLICIDADE

Sinop sedia audiência para debater plantio de cana no Estado

PUBLICIDADE

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) protocolou na Câmara requerimento pedindo a realização de uma audiência pública para discutir junto à sociedade civil organizada o tema, “Cana-de-açúcar, do plantio à industrialização no Estado do Mato Grosso”. O encontro será Sinop em local e data ainda a serem definidos. O requerimento foi apresentado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da qual Nilson Leitão é vice-presidente. O documento deve ser votado nas próximas sessões.

O parlamentar justifica o pedido, lembrando que uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) datada de 26 de novembro de 2009, alterou o Manual de Crédito Rural criando dificuldades para o financiamento da atividade de plantio, renovação e custeio da lavoura, bem como a construção de novas plantas de industrialização.

As alterações na política de crédito se deram com base no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, instituído pelo Decreto nº 6961 de 17 de setembro de 2009, segundo o qual fica vedado o financiamento da atividade por risco climático nas áreas de Bioma Amazônico, Pantanal e Bacia do Alto Paraguai.

“Como parlamentar e cidadão mato-grossense não posso aceitar a forma impositiva com que a questão foi tratada. Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Goiás, sequer foram alvo de estudo no momento em que se criou o Zoneamento da Cana. Ignorou-se por completo a presença dos diversos biomas em Mato Grosso. Está claro que a decisão foi política e não técnica. Não há respaldo na lei para a medida que foi tomada”.

Em recente encontro com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, Nilson Leitão defendeu a mudança nas regras. Para ele, a liberação deve ocorrer de forma responsável. “Nossa luta é para aconteça em áreas de segundo plantio, consolidadas, sem que o produtor precise derrubar uma árvore sequer; é tornar a atividade viável e rentável, sem agredir o meio ambiente”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE