A pedagoga Salete Rodrigues assumiu a secretaria de Educação e afirmou, ao Só Notícias, que continuará o trabalho iniciado por Sandra Donato (Republicanos), empossada como vereadora. Moradora de Sinop há 42 anos, é servidora de carreira e deve priorizar os profissionais da educação para melhorar a qualidade de ensino, a exemplo de cidades-modelo na área de educação, como Sobral (Ceará) onde ela fez visita técnica. “Nós temos muitos professores que aposentaram, novos professores chegando na rede, então a capacitação desse corpo docente é extremamente importante para a aprendizagem”, afirmou.
Em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador para medir a qualidade de educação no Brasil, Sinop se mantém dentro da meta com 6 pontos para os anos iniciais do ensino fundamental e 5,2 para os anos finais, mas a secretária diz que há espaço para melhoria. “Nós tivemos uma pequena evolução no período de 2019 para cá, tirando esse período pandêmico de 2021. A gente sempre se espelha em IDEB de cidades que tenham um bom desenvolvimento como Sobral e Lagoa Santa (Minas Gerais). A gente sempre procura o que eles estão fazendo que tá dando certo. São realidades diferentes, mas há sempre algo a aprender com quem está a frente”, disse.
A secretária apontou que o envolvimento da família na educação é o maior obstáculo para a secretaria. “A gente tem bastante dificuldade com isso, a demanda que é grande. Sinop é uma cidade que cresce a passos largos. Por mais escolas que a gente construa, sempre há uma demanda muito forte e crescimento dos bairros mais distantes. Então, esse é um desafio para nós”, avaliou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.