Sinop é a primeira das 20 cidades mato-grossenses a entregar seu planejamento estratégico 2013-2016, que foi elaborado em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso. O prefeito Juarez Costa entregou, esta tarde, o documento ao presidente do TCE, José Carlos Novelli na tarde desta terça-feira, 21/05. A elaboração do documento foi coordenada pelo TCE porque a prefeitura aderiu ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Entre as áreas consideradas prioridade estão a saúde e a educação por serem consideradas fundamentais para garantir a qualidade de vida população. Outro aspecto destacado é o fato do município ser considerado um polo regional abrangendo 32 municípios e ter sua economia alicerçada principalmente na prestação de serviços e em atividades como: saúde, educação, agricultura, pecuária e indústria madeireira.
Além de sair na frente na conclusão do plano, Sinop também foi o primeiro a lançar seu Portal Transparência graças as aulas do Ensino a Distâncias, reuniões de trabalho e duas oficinas – uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência, coordenador pelo TCE.
Devido ao período eleitoral no final de 2012, alguns municípios tiveram que realinhar as metas, incluindo as demandas de cada gestor eleito. No caso de Sinop, a etapa foi mais rápida uma vez que Juarez foi reeleito, dando continuidade aos trabalhos iniciados por sua equipe.
Juarez agradeceu Noveli e demais conselheiros pelo apoio técnico da corte e afirmou que, desde sua primeira gestão rteve “o Tribunal de Contas uma entidade que muito contribuiu alertando sobre as falhas e agora ajudando a evitar futuros erros”. Ele apontou que o planejamento definiu como missão: “Garantir políticas públicas participativas, através de ações sistêmicas e serviços prestados com eficiência, eficácia e efetividade, visando à qualidade de vida do cidadão e o desenvolvimento sustentável”.
Novelii disse, através da assessoria, que “o ato representa mais uma conquista para a população de Mato Grosso e demonstra o nosso compromisso em influenciar melhorias na gestão pública”. O presidente do TCE ainda destacou que “somados os orçamentos dos 20 municípios que aderiram ao PDI, das Secretarias de Estado e da Defensoria contabilizamos um montante aproximado de R$ 10 bilhões, o que significa que o Tribunal de Contas está auxiliando a desenvolver boas práticas de gestão para recursos volumosos”.
Os 8 primeiros municípios que iniciaram a elaboração PE e receberam as oficinas têm recebido técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos, primeiramente, por oito municípios no dia 25 de junho de 2012. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.
Já em 2013, as ações do TCE foram voltadas aos outros doze municípios que aderiram às atividades do PDI, sendo: Alta Floresta, Guarantã do Norte, Primavera do Leste, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Barra do Bugres, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Juína, Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.