A disputa pelas prefeituras nas cidades de Sinop, Rondonópolis, Sorriso e Lucas do Rio Verde será entre dois candidatos. As definições ocorreram neste final de semana durante as convenções municipais onde foram aprovadas as coligações.
Alta Floresta terá 3 candidaturas. O ex-prefeito Romoaldo Junior (PMDB) tentará voltar ao comando do município tendo como candidato a vice-prefeito o empresário Franklin Rugieri (DEM) e também com apoio do PTB. A convenção foi sábado, na câmara.Nesta segunda-feira, a prefeita Mariza Izaura (PDT) deve ser aprovada candidata à reeleição com Luiz Antonio (PR), candidato a vice. PT, PPS, PSDB e PV também devem formar a coligação.
O médico Aziel Bezerra deve ser confirmado, nesta segunda, nas convenções que devem aprovar coligação do PRTB, PSOL e PHS. Ainda nesta segunda-feira, o PP, do ex-deputado Rogério Silva define com quem se unirá.
Em Sinop, foram aprovadas em convenções a coligação de 13 partidos com o deputado Juarez Costa (PMDB) sendo candidato a prefeito e o petista Aumeri Bampi, para vice. Juarez tem o apoio também do PR e do governador Blairo Maggi.
Nesta segunda-feira, o empresário Paulo Fiuza deve ser aprovado, em convenção do PV, candidato a prefeito. Hoje, o DEM aprovou o suplente de senador Jorge Yanai para ser seu vice e o PSDB também estará na coligação. Fiuza contará com apoio do prefeito Nilson Leitão e do deputado Dilceu Dal Bosco.
Em Sorriso, o PR foi o primeiro a fazer convenção, no sábado, e lançou à reeleição o prefeito Dilceu Rossato. O vice é o vereador Xuxu Dalmolin, do PDT, (cassado recentemente por infidelidade partidária). O quadro sucessório deste ano em Sorriso é praticamente o mesmo de 2004. Rossato -que conta com apoio de Blairo- enfrentará o empresário Chicão Bedin (PMDB) tendo como vice o padre Nelson Koch, do PT, conforme Só Notícias informou, em primeira mão. O DEM, comandado pelo deputado José Domingos Fraga Filho apoiará Chicão.
Em Lucas do Rio Verde, as convenções que definem os candidatos a prefeito serão nesta segunda-feira. O prefeito Marino Franz (PPS) deve ser aprovado candidato à reeleição com seu atual vice, Osvaldo Martinello (DEM) compondo a majoritária. Ele deve enfrentar o empresário Joci Piccini (PSB) e o vice ainda não está definido, mas sairá do PDT. Os cotados são Helmute Lawisch e Zeca Picolo, aliados do deputado Otaviano Pivetta, que rompeu politicamente com Marino Franz.
PTB, PV, PSC, PT do B, PRTB, PSL, PRD, PTC devem formar hoje uma coligação com tendência de lançar o advogado Eronivaldo Vasconcelos candidato a prefeito. A coligação deve ter 18 candidatos a vereador.
Em Rondonópolis, a disputa será entre o deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB) que terá a ex-primeira dama Marilia Salles (PSDB) -esposa do ex-governador Rogerio Salles- para vice. As convenções foram hoje. O prefeito Adilton Sachetti (PR) disputa a reeleição com João Fagundes -filho do deputado Welington Fagundes- para vice. Os dois candidatos ainda esperam a convenção do PPS, nesta segunda-feira, e disputam o apoio do grupo do deputado Percival Muniz. Percival conversa com os dois grupos e, no início, estava propenso a apoiar Patio. Porém, houve outras articulações e não está descartada coligação com Sachetti. A definição sai nesta segunda-feira.
Em Nova Mutum, a tendência é de dois candidatos. PMDB e PSDB estão praticamente fechados para o pemedebista e ex-vice-prefeito Lirio Lautenschlager ser candidato a prefeito e o vereador tucano Sadi Ribeiro ir de vice. “Estamos praticamente fechados”, disse Sadi, ao Só Notícias. O grupo do prefeito Adriano Pivetta pode fechar coligação entre PPS e PR. As duas siglas aprovaram as candidaturas de Alcindo Uggeri e do vereador Diogenes Jacobsen (PR). As articulações buscam composição entre as duas siglas e a definição sai nesta segunda-feira.
(Atualizada às 10:01hs em 30/6)
Leia ainda:
Sorriso: Chicão e padre Nelson disputam prefeitura com Rossato e Xuxu
Sachetti e Patio disputam prefeitura de Rondonópolis e ‘apoio’ de Percival
Várzea Grande: Julio Campos confirmado; Murilo aguarda definir vice
Cuiabá: Rabello é aprovado em convenção e ataca Wilson Santos
Deputado Chico Galindo é vice de Wilson Santos em Cuiabá