Ainda não foi desta vez que o Partido Social Democrático (PSD) de Sinop definiu que rumo tomará na eleição de outubro próximo. A expectativa era de que alguma confirmação fosse revelada durante o encontro regional do partido, esta tarde, em Sinop. No entanto, isso não ocorreu e a decisão oficial ficará mesmo para a convenção do partido, ainda sem data marcada, mas que pela legislação eleitoral tem que acontecer até o dia 30 de junho para ocorrer. No entanto, uma coisa está cada vez mais certa, a coligação entre o PSD com o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Juarez Costa (PMDB), está ficando cada vez mais longe.
O presidente da Assembleia Legislativa e secretário geral do PSD, José Riva, disse, ao Só Notícias, esta tarde, durante encontro do partido em Sinop, que Juarez “não cumpriu com o acordo formulado em 2008, quando foi candidato a prefeito”. Segundo ele, Juarez não teria cumprido alguns acordos firmados quando houve coligação e obteve apoio de lideranças que estão hoje no PSD. A proposta seria Dorner recuar de sua candidatura a prefeito, na época, para apoiar Juarez e, em troca, o prefeito o apoiaria para deputado federal. Todavia, esta segunda parte do acordo, não existiu, afirma Riva. “Não há o porquê de firmar uma coligação com ele agora. O Juarez não honrou o compromisso firmado de aliança lá atrás. Ele preferiu apoiar outros candidatos de fora para deputado federal do que o próprio Dorner. Isso não é aliança. A coligação é igual a um casamento, nos bons e maus momentos”, comparou.
Riva afirmou que gostaria de ver o suplente de deputado federal Roberto Dorner como candidato pelo partido (ele é pré-candidato). Segundo Riva, Dorner é um bom nome e há uma pesquisa qualitativa realizada pela agremiação que apontaria um cenário favorável ao nome do suplente na disputa contra o atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Juarez Costa (PMDB). “A candidatura do Dorner é extremamente viável e se mostra com um bom potencial de vitória”, ressaltou.
Sobre possíveis coligações, Riva lembrou a simpatia que Dorner nutre pelo lado do DEM e PSDB e até compartilha da mesma. Todavia, mais uma vez, ele ressaltou que a decisão é toda do diretório local.
Em entrevista ao Só Notícias, Dorner disse ter o apoio da ampla maioria na sigla. Desta forma ele acredita que sua preferência pela coligação com DEM e PSDB irá prevalecer, pois também seria a vontade dos demais. Apenas uma minoria apoia a manutenção da coligação entre o PSD com o atual prefeito.
No PSD, porém, há vereadores que estão ligados ao prefeito Juarez Costa, como Gilson de Oliveira e Sergio Palmasola. O presidente Remidio Kuntz tem adotado linha mais “independente” em sua atuação legislativa. Carlão Coca-Cola é aliado de Dorner O PSD também tem, na câmara, a vereadora Leozenir Severo
Outro lado
Só Notícias tentou contato com o prefeito Juarez Costa, em seu telefone celular, mas as ligações caem na caixa.
(Atualizada às 16:29h)