A prefeitura definiu termo de fomento com o Centro Social Menino Jesus visando melhorar a infraestrutura dos serviços de acolhimento institucional em nova filial voltada a adolescentes, que está em fase de projeto piloto. A dispensa de licitação foi, há poucos dias, e o montante total de recursos a ser empregado é R$ 470 mil. Conforme detalhado no edital, a unidade já atendeu 19 adolescentes nos últimos nove meses e conta com apoio das secretarias municipais de Saúde e de Educação.
Será feito pagamento de despesas com recursos humanos (salários, encargos sociais e trabalhistas) de 12 funcionários entre cuidadoras/monitoras, cozinheira, zeladora, administrativo, coordenação, profissional de psicologia e de serviço social. também estão previstas despesas básicas e excepcionais de extrema urgência, como atendimento médico não contemplados na rede pública de saúde.
O centro faz a “regularização das atividades escolares e acompanhamento na atenção básica de saúde. No contraturno escolar são encaminhados para atividades esportivas, cursos de formação, entre outras propostas”, segundo o edital. Nos fins de semana também são realizadas programações que proporcionem lazer, reduzindo os períodos de confinamento e as chances de desentendimento que possam comprometer o bom andamento do serviço. A instituição consegue abrigar de forma regular até oito jovens, entre meninos e meninas. O executivo planeja futuras ampliações do espaço físico para que a unidade tenha capacidade ajustada em até 10 de forma integral.