Dez serviços serão oferecidos pela “Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo”, que acontece em Sinop, nos dias 26 e 27 e contará com a participação de 12 municípios da região norte. Conforme a programação, o Mutirão da Cidadania será realizado no dia 27, sábado, a partir das 8h, na escola estadual Professora Edeli Mantovani.
Já está confirmada a realização de primeira via de identidade, CPF, orientações jurídicas da Defensoria Pública, serviços do Procon, orientações de prevenção às drogas pela equipe do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), e orientações às crianças e jovens por meio do projeto Luz do Amanhã da Polícia Militar que visa reduzir a criminalidade.
O Mutirão da Cidadania também contará com o Espaço Saúde, que vai realizar exames de glicemia e aferição de pressão, o Espaço Beleza com corte de cabelo feminino e masculino, além de recreação com brinquedos, picolé e pipoca para as crianças.
A Assembleia Legislativa também está em contato com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que seja colocado um estande com exposição da cultura de Mato Grosso e outro para a confecção de título de eleitor. Nos próximos dias, deve ser definido se os órgãos serão parceiros do projeto.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, o Mutirão da Cidadania é um instrumento importante do projeto para aproximar o Poder Legislativo da sociedade e levar serviços emergenciais ao cidadão. “A ideia é atender a população no local onde vive, levar serviços de cidadania. Temos buscado parcerias com outros órgãos para oferecer esses atendimentos às pessoas que mais precisam”.
Além de Sinop, participam do evento a classe política e população de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Tapurah, Ipiranga do Norte, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Itanhangá, Santa Carmem, Vera, Claudia e União do Sul.
Esta é a terceira edição do projeto, que já foi realizado em Comodoro e Rondonópolis.