Os recursos para implantação do sistema de esgoto, que vai beneficiar, inicialmente, 7.566 domicílios devem ser liberados em breve. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pelo prefeito Nilson Leitão. Depois de várias negociações e duras cobranças da prefeitura, inclusive com uma ação judicial, o Ministério das Cidades manteve Sinop na lista de contemplados pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que o coloca a frente de 1.200 cidades brasileiras a receber a verba.
Nos últimos dias, o ministério anunciou que o município seria transferido para o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que distribui os recursos demograficamente. “Sinop já está enquadrada e classificada para receber os recursos. Foi até uma falha de informaçao do Ministério das Cidades porque não passamos do FAT para o FGTS, nós fomos enquadrados no que pedimos, que foi o FAT, e agora está garantido o recurso. Já estamos procurando organizar toda a documentação solicitada para que o financiamento seja liberado”, explicou.
Serão R$ 39 milhões para construção de 162 quilômetros de rede. O sistema atenderá entre as avenidas Palmeiras-Tarumãs (Norte-Sul) e Jacarandás-Itaúbas (Leste-Oeste), além de parte dos bairros Jardim das Palmeiras, Imperial e do Jardim Maringá. Apesar de ser a quarta maior cidade do Estado e maior do Nortão, Sinop ainda não possui rede de esgoto.
A previsão, sengundo Leitão, é que as obras iniciem ainda este semestre. “Entregando documentação na semana que vem já estaremos aptos a receber os recursos”, acrescentou. O financiamento será feito pelo BNDS e pago em 15 anos, com carência de 6 meses. A prefeitura entrará com contra-partida de R$ 9 milhões.